Telefone
Logo
 
 

HISTÓRICO DE COACHING

A palavra inglesa coach tem a sua origem entre os séculos XV e XVI, na cidade húngara de Kocs, onde sugiram os primeiros coches que viajavam entre Viena e Budapeste. Conhecidas na altura como as carruagens de Kocs (kocsi szekér), o seu nome foi então se transformando à medida que passava fronteiras e era pronunciado em línguas diferentes. No entanto, a sua função manteve-se: transportar pessoas de um lugar até outro.

Fazendo um paralelo com a função do coach atual, ele também transporta as pessoas "de um lugar para o outro", do seu estado atual para um estado desejado. Pergunta-lhes para onde querem ir, qual é a sua Meta. Vê qual é o melhor caminho e juntos traçam um plano de ação para chegarem ao destino desejado.

Na Inglaterra, a partir de finais do século XVIII, as corridas a cavalo com coches, conduzidas pelos coachmen, transformou-se num desporto de elite o qual se denominava de coaching.
A primeira vez que se ouviu falar em coach, dentro do sentido em que hoje o conhecemos, o treinador, foi nos desportos, de quem os desportistas (coachees) e as equipas recebem instruções e estratégias.
O coach é aquele que apoia a encontrar o caminho, a eliminar obstáculos e a tirar o melhor partido das nossas capacidades.

Em 1950 a palavra Coaching foi, pela 1ª vez, relacionada a negócios como um processo para gerar resultados.

Em 1960, nos Estados Unidos e Canadá foi introduzido no programa educacional sendo trabalhado como Coaching de Vida, para ajudar pessoas a resolver problemas.

Nos Estados Unidos começou a proliferar como profissão ainda nos anos 80, Timothy Gallwey trata, com profundidade, o que é o coaching desportivo, no seu livro “The inner game”. Afirmou também que o coaching é um processo que se pode aplicar em todos os aspectos da vida quotidiana. A partir da década de 80, os programas de liderança mundiais, incluíram o conceito de Coaching Executivo e o mundo dos negócios começou a incorporar esse processo como a mais poderosa ferramenta para obter resultados positivos atravessando as constantes mudanças e pressões com suporte, segurança, ajuste e com recursos para ir em frente. Sempre com o foco no resultado positivo.

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores:

 

 

 
O INC
- Estrutura
- Quem somos

Serviços
- Sessões de Coaching
- Palestras
- Treinamento

Coaching
- O que é Coaching?
- Aplicação de Coaching
- Histórico de Coaching

Artigos

Contato

Acompanhe o INC nas redes sociais: Facebook
Contato: (79) 3086-0878 / 9129-5925
  contato@inccoaching.com.br

 

Atendimento Personalizado